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XADREZ NA SALA DE AULA

 PROJETO INTERDISCIPLINAR

XADREZ NA SALA DE AULA

Prof. Pedro Virgínio P. Neto¹ 

(Licenciado em História e Filosofia. Especialista em Psicopedagogia)

Descrição

O projeto visa apresentar aos estudantes o maravilhoso mundo do xadrez, um pouco do seu histórico e de seus fundamentos. 

Carga horária: 10 horas/aula


Investimento: Zero


Público-alvo

As ações destinam-se aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, integrado ao curso de Regência. 

Para desenvolver o projeto com esta turma utilizarei uma 1h/a às quarta-feiras. Esta é uma turma na qual possuo uma aula a mais em relação a carga horária das demais turmas no que diz respeito à disciplina de História. Ainda assim, não pretendo utilizar esse espaço todas as semanas seguidas, mas de modo alternado (Semana sim, semana não). Podendo inclusive utilizar conforme a necessidade da disciplina curricular. 

Esta mesma atividade estarei desenvolvendo junto aos primeiros anos dos três cursos, mas como parte da unidade de estudos da disciplina Mundo do trabalho, na qual trabalhamos, além dos conceitos e conhecimentos relacionados ao mercado de trabalho, as habilidades e competências pessoais relacionadas com planejamento,  tomada de decisão, estabelecimento de estratégias, persistência, paciência e engajamento, dentre tantas outras.  


Justificativa: Contribuições e possibilidades de desenvolvimento


Na definição do Mestre Orfeu Gilberto D’Agostini, autor de uma das obras didáticas brasileiras mais importantes sobre o Xadrez, “o xadrez  é um esporte intelectual”. Por extensão é um exercício mental em toda a sua extensão. Mobiliza a memória de curto e longo prazo e a concentração. O raciocínio e a capacidade de previsão, o que requer do enxadrista o exercício de seus poderes de abstração e de imaginação. 

O grande filósofo Leibniz o definiu como sendo uma ciência, enquanto Montaigne teria dito ser ele “muita ciência para ser jogo e muito jogo para ser ciência”, denotando com essa assertiva o exercício altamente lógico e profundamente criativo requerido no  xadrez. 

Além disso, o controle das próprias emoções e o reconhecimento das emoções do outro jogador nos remete à tão propalada inteligência emocional e às competências socioemocionais. Dentre estas, destaco a resiliência diante das derrotas e frustrações. Desde logo o enxadrista iniciante deve aprender a perder com dignidade. Toda partida se inicia e se encerra com um aperto de mão, denotando o cavalheirismo e respeito mútuo que deve prevalecer entre os jogadores. 

Para além dos ganhos intelectuais, o xadrez é um jogo muito prazeroso que possibilita a interação social saudável e uma alternativa construtiva de “fuga” nos momentos de solidão ou tédio. 

Por estas e outras vantagens   venho propor o desenvolvimento do seguinte projeto. Certamente não se trata de uma panaceia, um remédio milagroso para todos os problemas de aprendizagem. Contudo, tenho profunda convicção de que causará impacto positivo na vida de muitos de nossos estudantes.  

Objetivos

Desenvolvimento e fortalecimento:

  1. da memória de curto e longo prazo

  2. da concentração

  3. do raciocínio lógico e intuitivo

  4. das habilidades de planejamento estratégico

  5. da gestão das emoções

  6. da sociabilidade

Estrutura curricular

  1. Introdução ao Xadrez: Fundamentos do jogo. 

  2. Prática de jogo e reflexões a partir do jogo, numa relação direta ou indireta com os assuntos tratados nas disciplinas curriculares. 

Atividades

  1. As atividades serão desenvolvidas em sala de aula ou, eventualmente, em espaço alternativo mais aberto, tal como o refeitório. 

Referências

  1. D’AGOSTINI, Orfeu Gilberto. Xadrez básico. Ediouro. S/D. 

  2.  D’LUCIA, Ricardo Santana, et al. O ensino de xadrez como ferramenta no processo de aprendizado infantil. Unesp. in <<https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/114#:~:text=A%20metodologia%20empregada%20obedece%20as,reflex%C3%B5es%20de%20partidas%20de%20xadrez.>>. Consultado em 14 de abril de 2024.

  3.  COSTA, Prof. Gelson Gonzaga. O xadrez como elemento para interdisciplinaridade. In <<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2139-8.pdf>>. Consultado em 14 de abril de 2024. 




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